Especial 08 de março – Dia Internacional da Mulher - O protagonismo da mulher na Agricultura Familiar
10 de março de 2021

“As mulheres têm um jeitinho especial de fazer as coisas. E na agricultura familiar não é diferente. A roça sempre esteve presente na minha vida, como se estivesse impregnada em mim”. É assim que Joara Silva de Oliveira, de 35 anos, agricultora familiar e presidente da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região Ltda (Cooperbac), do sudeste da Bahia, fala sobre sua paixão pela agricultura e seu envolvimento, desde criança, com a produção de café.

De família de agricultores familiares, Joara abandonou em 2010 a sala de aula, onde trabalhava com Educação Infantil, para se dedicar ao campo. Paralelo ao trabalho de administrar a Cooperbac, que conta com a produção direta e indireta de cerca de 100 agricultores, inclusive de sua própria família, ela cursa o sétimo semestre do curso de Agronomia e destaca que a mulher precisa, de fato, assumir seu papel na sociedade.

“Eu sempre vi a minha mãe tomando conta dos negócios do meu pai, participando ativamente. As mães incentivando as filhas. É uma cadeia, um exemplo que arrasta. A mulher tem tato, é delicada e forte, e por isso tem que lutar por seu lugar no mundo”, afirma Joara.

De acordo com a agricultora familiar, o machismo existe nos mais diversos espaços da sociedade, mas é fundamental que as cooperativas incentivem as mulheres a buscar destaque neste cenário, bem como em qualquer segmento de representação.

“A mulher precisa assumir esse papel na sociedade, se impor mais, realizar tarefas que os homens fazem, tanto na produção como na gestão rural. As mulheres podem, e juntas, incentivando umas às outras, é que nos fortaleceremos e manteremos cada vez mais mulheres na agricultura”, avalia.

 

***Conheça também a história de Rozineide e Raiane dos Santos, mãe e filha, respetivamente, que através da agricultura familiar estão tendo melhoria na qualidade de vida e mais oportunidades de renda

Produção de bolos traz renda e empoderamento para agricultoras familiares do Rio Grande do Norte: http://unicafes.org.br/noticia/663

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: João Alvarez/ASN  Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual