De 09 a 13 de dezembro será realizada em Luziânia (GO) a V Plenária Nacional de Economia Solidária, que tem como tema “Bem-viver, cooperação e autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável”. A questão central desse encontro é consolidar o tema bem-viver e sua relação com a emancipação do ser humano, através da construção das práticas de solidariedade e cooperação. A emancipação não vem sozinha, mas compartilhada, onde o centro da relação não seja o lucro, mas sim a construção ética de um novo jeito de fazer economia, política e as relações sociais.

 

 

Este evento é produzido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, que realiza esta ação a cada 3 anos, com vistas a construir estratégias e diretrizes que orientem suas ações. O evento conta com a parceria da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, Banco Nacional do Nordeste - BNB, Secretaria de Desenvolvimento Territorial - SDT / MDA, Fundação Banco do Brasil - FBB e Fundo Nacional de Solidariedade - FNS.

 

Durante a programação ocorrerão mini-plenárias, com destaque para as desconferências livres, indicadas pelos próprios participantes. Teremos uma feira local, uma programação cultural e um palco livre.

 

A partir de 2013 o FBES completa 10 anos de existência e este momento chega para avaliar o quanto se avançou e os novos desafios. Ao todo foram mobilizadas mais de 10.000 pessoas em todo o país para a realização das etapas locais e estaduais, através da realização de 191 plenárias territoriais, 27 plenárias Estaduais e 2 Plenárias temáticas (Educação e Finanças Solidárias).

 

A economia solidária gera bem-viver, através do reconhecimento e promoção de práticas culturais que valorizem o ser humano e o meio ambiente. São diversas iniciativas ligadas à produção, comercialização, consumo, poupança e crédito, como bancos solidários, fundos rotativos, redes de consumidores, feiras agroecológicas, através de cooperativas, associações, tanto no campo como na cidade.

 

Os momentos principais serão transmitidos ao vivo pela Internet.

 

Contato:

Secretaria Executiva do FBES

(61) 3965-3268

forum@fbes.org.br

________________________________________________________________________________

Comunicação

Daniela Rueda

daniela@fbes.org.br / drueda84@gmail.com

 

Endereço CTE:

Centro de Treinamento Educacional

BR 040 KM 9,5 - Posto Ypê

Setor de Chácaras Marajoara, s/n

Fazenda Taveira

Município de Luziânia - GO

CEP: 72800-000