“Temos que assumir grandes responsabilidades desde cedo”, diz jovem mulher presidente de cooperativa de Agricultura Familiar em Tocantins
14 de julho de 2021

Ela é confiante, tem personalidade forte e tem inspirado outras mulheres. Com apenas 19 anos, Katarina Conceição Silva Viana se tornou a “primeira jovem mulher” a se cooperar, em 2019, e a se tornar, em 2021, presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (Cooaf-Bico), de Tocantins.

 

Agricultora familiar, formada na Escola Família Agrícola Padre Josimo, Katarina já participava de cursos cooperativistas, e incentivada por lideranças locais, passou a ser representante dos Jovens em Tocantins, ganhando visibilidade nacional ao levar o nome do Estado em um evento de sinergia dos jovens da Agricultura Familiar.

 

“Nunca imaginei que estaria hoje como presidente da cooperativa. É uma função de muita responsabilidade e dedicação, de momentos bons e de momentos difíceis, mas acredito que tenho a aprender e também ajudar outras pessoas”, ressalta.

 

Katarina lembra que Maria Senhora Carvalho da Silva, 71 anos, ex-presidente da Cooaf-Bico, foi uma de suas inspirações e é uma das mulheres que lhe apoia e auxilia neste processo. “Ela me incentivou muito, disse que aprenderíamos juntas. Sinto que ela me dá autonomia e confia em mim, o que me deixa mais entusiasmada a fazer o melhor”, salienta.

 

Para a jovem, são os desafios que lhe impulsionam a viver, e por mais estressante ou cansativo que seja conciliar o trabalho na agricultura familiar e os estudos com à presidência da cooperativa, ser líder no cooperativismo é algo que lhe motiva e satisfaz. “Nada é fácil, mas a vida é assim, temos que assumir grandes responsabilidades desde cedo e não termos medo de lutar”, finaliza.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual