Sinergia 2018 prevê intercâmbios de jovens líderes em junho e julho
30 de maio de 2018

O movimento Sinergia está de volta. Desde 2014, a iniciativa tem promovido momentos de interação entre jovens urbanos e rurais para discutir os desafios, as necessidades e as oportunidades para juventude brasileira. Neste ano, as organizações que apoiam a Sinergia – UNICAFES NACIONAL, e as ONGS belgas TRIAS BRASIL e YOUCA/KIYO – já estão preparando ações de intercâmbios envolvendo jovens líderes de diferentes partes do Brasil.

De acordo com o diretor da Secretaria Nacional da Juventude da UNICAFES, Igor Borges Peron, o objetivo dos intercâmbios que serão realizados será para mostrar as diferentes realidades dos jovens que vivem na área rural em contraposição com os que vivem na área urbana. 
 
“A intenção é analisar o cenário da juventude, entender que mesmo censo da cidade ou campo a juventude de modo geral precisa de muito apoio e políticas públicas efetivas que atendam às suas demandas. Desta forma, veremos os desafios e também as soluções encontradas para que estes jovens consigam ser protagonista de sua própria história e mudar sua vida”, argumenta Igor. 

Intercâmbios
Os intercâmbios irão acontecer em dois meses. O primeiro está marcado para os dias 22, 23 e 24 de junho em Maceió no Estado de Alagoas. Os jovens participarão de várias atividades práticas, com visitas em propriedades rurais, contato com famílias de agricultores, tendo a chance de conhecer melhor a rotina de vida no campo. 


Após essa experiência, será a vez de vivenciar outras realidades. De 21, 22, a 23 de julho o intercambio será no Rio de Janeiro. Na oportunidade, os jovens irão conhecer os contrastes da vida na área urbana em um grande centro. De acordo com a Natanne Azevedo, membro da YOUCA/KIYO, além dos debates, os jovens irão participar de algumas visitas que mostram as diferenças sociais. Um dos passeios confirmados está a caminhada da Candelária – praça que ficou conhecida pelo episódio da chacina de meninos de rua que foram assassinados enquanto dormiam, na noite do dia 23 de julho de 1993. Neste dia, haverá um ato para lembrar os 25 anos do crime.

Ao fim dos intercâmbios, os jovens irão produzir um filme para mostrar os contrastes das visitas e levar a realidade ao público maior. O tema será “Pertencimento e Identidade”. A Sinergia também irá documentar o segundo manifesto da Juventude em defesa e manutenção dos direitos dos jovens. 

Para ampliar a comunicação entre os jovens, também está previsto o desenvolvimento de uma rede social para divulgação das ações. Os jovens terão acesso a histórias reais e inspiradoras para dar continuidade a sua militância e projeto de vida. 


Histórico
O Sinergia é um movimento composto pelas diferentes organizações que representam a defesa do direito dos jovens e das crianças. O movimento estruturou-se a partir de uma rede apoiada pela cooperação belga no Brasil para criação de alternativas e oportunidades aos jovens e crianças, que em sua maioria, são excluídos das políticas públicas. Atualmente, apoiam a iniciativa a UNICAFES, o TRIAS BRASIL, e a YOUCA/KIYO.

A primeira edição da Sinergia aconteceu no ano de 2014, em Brasília, Distrito Federal com apoio das organizações de cooperação belga no Brasil. A ideia era incentivar a juventude brasileira a buscar seu espaço através de eventos e momentos de formação. Em 2015, ocorreu em Francisco Beltrão, no Paraná.  Em 2016, aconteceu a terceira Sinergia, com maior expressão. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 70 jovens líderes de organizações internacionais do Brasil, Peru, Equador, El Salvador e Bélgica. 

Fonte: Unicafes Nacional
 
Assine nosso informativo e fique por dentro das nossas novidades
ATENDIMENTO
(61) 3226-3277
secretaria@unicafes.org.br
2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual